O PDI (plano de desenvolvimento individual), é uma ferramenta utilizada no ambiente escolar para a criação de etapas a serem alcançadas no ambiente escolar por crianças com dificuldade de aprendizado e com necessidades especiais. Íris, é uma criança com 07 anos diagnosticada com TDAH Com o código 314.0 / 314.01 no DSM-5 e no CID-10 (Código Internacional de Doenças), recebe o nome de Transtorno Hipercinético – F90.0 / F90.1.
Como orientações para os responsáveis que convivem com ela, é adequado que se utilizem de jogos que trabalhem a concentração e o foco dela em casa. Os pais podem comprar brinquedos que trabalhem a concentração, como por exemplo: Quebra cabeça, lego, pega vareta etc. A prática de algum esporte também é indicada para crianças com TDAH, pois além da desatenção, predomina também a hiperatividade.
No ambiente escolar, devem ser escolhidas atividades que despertem a sua atenção, afinal a criança com TDAH tem dificuldade de se concentrar em atividades que não a interessam, mas possuem hiperfoco em atividades do seu interesse. Utilizar de recursos lúdicos durante a aula, ajudará a criança a associar o ambiente escolar a algo prazeroso; também é importante entender que existirão momentos em que a criança de fato não conseguirá sentar-se por causa da hiperatividade; o professor percebendo essa inquietação, poderá permitir que a criança se levante um pouco, sinalizando que depois ela deve voltar para a sua cadeira.
Para diminuir a distração em sala de aula, o professor pode colocar a Íris na primeira fileira, assim evita que ela se distraia facilmente durante a aula, se o professor perceber que a atividade escolar é muito longa e cansativa, deve fazer uma pequena interrupção onde consiga arrancar gargalhadas da turma e deixar a aula mais divertida e atrativa. Por fim, pode ser utilizado o sistema de recompensas, onde o professor pode colocar uma cartolina com os dias da semana, e as etapas que ela deve seguir, cada etapa concluída, ela ganha uma estrelinha e no fim, ganha algum doce da sua preferência.
É importante ressaltar que a Íris poderá ter dificuldades no início, com as etapas, mas o professor deve sempre a incentivar junto com a escola e os pais, fazendo com que ela acredite no seu potencial.
Por Adassa Lemos
Comentários
Postar um comentário